Após quase dois anos de obras de requalificação e ampliação, a Escola Básica e Jardim de Infância de Vila Nova da Rainha foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 4 de março. O evento contou com a presença da Secretária de Estado da Educação, Inês Ramires, que esteve acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Silvino Lúcio.

A obra consistiu em reabilitar o edifício existente da escola e ampliá-lo através da construção de novos blocos, garantindo ao mesmo tempo duas salas de aula para 52 alunos do 1º ciclo e duas salas de atividades para 50 crianças do ensino pré-escolar. O edifício está equipado com instalações sanitárias para adultos e para crianças, gabinetes de trabalho para professores e educadores, e espaços de arrumos.

A Escola de Vila Nova da Rainha inclui também um refeitório de grandes dimensões e ainda uma biblioteca/mediateca escolar. As salas do pré-escolar têm também vestiários de apoio. O projeto engloba também zonas de recreio interiores e também áreas exteriores cobertas, e é assegurada a circulação por pessoas com mobilidade condicionada.

A requalificação da escola teve um custo na ordem de um milhão de euros, sendo que 696 mil euros são provenientes do cofinanciamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Na inauguração, estiveram também presentes os restantes elementos do Executivo Municipal, os autarcas da freguesia, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Azambuja. Luís de Sousa, anterior presidente da Câmara de Azambuja, também marcou presença no evento, uma vez que o lançamento do projeto e da empreitada, em 2020, decorreu ainda no seu mandato.