Decorreu, esta terça-feira, dia 7 de dezembro, a escolha dos candidatos a deputados pelo Partido Socialista nas próximas eleições legislativas pelo círculo de Lisboa, na reunião da comissão política concelhia de Azambuja.
Esta vai apresentar à Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) nomes como Vera Braz, atual deputada na Assembleia da República e atual presidente da Assembleia Municipal de Azambuja, e Luís de Sousa, ex-presidente da Câmara de Azambuja, como suplente. Da mesma lista, em segundo e terceiro lugares, estão João Lourenço e Joana Silva, respetivamente.
A FAUL será a última a fechar a sua proposta de candidatos a deputados pelo círculo de Lisboa, o que deverá acontecer horas antes de se iniciar a Comissão Política Nacional do PS que fechará todas as listas a todos os 18 círculos eleitorais.
Em declarações à agência Lusa, o secretário nacional do PS para a Organização, Pedro do Carmo, referiu que o processo de escolha dos candidatos a deputados nas diferentes federações socialistas arrancará já esta quarta-feira, dia 8 de dezembro, em Viana do Castelo.
De acordo com os estatutos do PS, cabe às comissões políticas federativas de cada distrito aprovar cerca de dois terços dos candidatos a deputados. O restante terço é da responsabilidade direta do secretário-geral, António Costa — a chamada quota nacional. Pertence também ao líder partidário a escolha dos diferentes cabeças de listas do PS nos círculos eleitorais do território continental.