A cerimónia de tomada de posse dos órgãos municipais de Azambuja, que se realizou no passado sábado, dia 16 de outubro, na Casa do Povo de Aveiras de Cima, provocou nove infetados por Covid-19. Contactado pelo Correio de Azambuja, o presidente da Câmara Municipal, Silvino Lúcio, adiantou que até ao momento, foram testadas 130 pessoas, sendo que apenas nove deram resultado positivo.

No entanto, adiantou o autarca, há ainda outras pessoas que estão à espera do resultado do teste PCR. Questionado se o caso estaria relacionado com a ausência dos vereadores Rui Corça, José Paulo Pereira e Mara Oliveira na reunião de câmara que se realizou esta quinta-feira, dia 21 de outubro, Silvino Lúcio não adiantou pormenores e disse apenas que as três ausências se deveram apenas “a motivos de saúde”.

No dia seguinte à cerimónia de tomada de posse, domingo, o antigo presidente da Junta de Freguesia de Vale do Paraíso, Armando Calixto, sentiu alguns sintomas associados à Covid-19 e realizou um teste rápido, que apresentou resultado positivo. De seguida, acrescentou o presidente da autarquia, que entretanto testou negativo à doença, procedeu-se ao aviso a todos aqueles que estiveram presentes na Casa do Povo, para que realizassem o teste PCR de despiste do vírus.

Esta quinta-feira, a Câmara Municipal de Azambuja emitiu um comunicado público a alertar para que todos aqueles que estiveram presentes na cerimónia de tomada de posse e que apresentem sintomas da doença, que entrem em contacto com a Linha Saúde 24.