Já começou a empreitada de “Requalificação da Zona Ribeirinha da Vala do Esteiro de Azambuja”, obra esta que representa um investimento de cerca de dois milhões de euros e tem previsto o prazo de execução de um ano. Recorde-se que este projeto pretende criar um espaço público de lazer, reabilitando a zona adjacente à estação ferroviária de Azambuja.

Serão criadas uma ciclovia, zonas de piquenique, equipamentos para atividade física ao ar livre e áreas de estacionamento. A mesma obra prevê ainda a requalificação da estrada EN3-1, que é muito procurada para a prática de corrida, caminhadas e passeios de bicicleta. Esta via, apesar do reduzido tráfego, não tem condições mínimas de segurança, uma vez que por ali circulam veículos pesados de atividades agrícolas.

De acordo com a Câmara Municipal de Azambuja, em comunicado de imprensa, está também prevista a instalação de plataformas para a prática de pesca, bem como, a colocação de uma rampa de acesso aos equipamentos náuticos. O desassoreamento do leito da Vala Real permitirá o uso de pequenas embarcações mesmo nos períodos de maré baixa. A intervenção contempla, ainda, a construção de um bar com esplanada.

Esta intervenção é financiada por fundos comunitários do FEDER-Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do POR Alentejo2020 / Portugal2020.