No âmbito do programa cultural denominado “Artéria – Artes ao Vivo”, o Município de Azambuja vai acolher quatro residências artísticas, nas áreas de arte urbana, dança, estátuas humanas e cinema documental, cujas inscrições estão abertas.

A primeira residência artística será o Atelier “Dançar com… as vindimas”, que decorrerá de 17 a 21 de agosto, na Casa do Povo de Aveiras de Cima. Este atelier será dinamizado pela Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano e tem como objetivos promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais, promover a inovação e a experimentação artística, melhorar a coordenação motora, aumentar a concentração, flexibilidade e resistência corporal e desenvolver a sensibilidade musical.

Estas capacidades serão desenvolvidas e trabalhadas para que, durante os cinco dias seja preparada a montagem de um espetáculo sobre o tema “as vindimas”, que será apresentado ao público, no dia 21 de agosto, em Aveiras de Cima. Para participar neste atelier terá de submeter a sua inscrição até ao dia 6 de agosto.

A participação nas residências artísticas tem como requisito a idade mínima de 15 anos, e cada residência terá um limite de 10 elementos. A seleção dos participantes será feita por ordem da data de inscrição. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento da ficha de inscrição, disponível em cm-azambuja.pt, e enviar para o email turismo@cm-azambuja.pt

Até outubro irão decorrer mais três residências – Workshop de Arte Urbana, Estátuas Humanas “Valoriz’Arte” e Cinema Documental.

Este projeto está integrado na “Programação em Rede”, uma iniciativa da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, que conta com o apoio da União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), através do Portugal 2020 e Alentejo 2020.