Cento e dezasseis concelhos portugueses estão em risco elevado ou muito elevado de incidência de Covid-19, aplicando-se medidas mais restritivas, inclusive o dever de recolhimento entre as 23:00 e as 05:00, anunciou esta quinta-feira, dia 22 de Julho, o Governo.

O concelho de Azambuja é um dos que passou de risco Elevado para Muito Elevado, aplicando-se as medidas mais restritivas, tais como a limitação da circulação na via pública, todos os dias, entre as 23h00 e as 05h00, conforme anunciou esta quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa.

Os casamentos e batizados só podem ter até 25% da lotação, os ginásios podem funcionar sem aulas de grupo, o comércio a retalho alimentar pode funcionar até às 21:00 durante a semana e até às 19:00 ao fim de semana e feriados e o comércio a retalho não alimentar só pode estar aberto até às 21:00 durante a semana e até às 15:30 aos fim de semana e feriados.

Outras medidas, que se aplicam também aos concelho de risco Elevado, estão ainda o teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam, os espetáculos culturais até às 22:30 e os restaurantes, cafés e pastelarias com horário de funcionamento até às 22:30 (no interior com o máximo de quatro pessoas por grupo e em esplanadas com o máximo de seis pessoas por grupo), sendo que às sextas-feiras a partir das 19:00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o horário de funcionamento, o seu acesso para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital de vacinação ou teste negativo à Covid-19.

Segundo a atualização do mapa de risco, existem atualmente 55 concelhos em risco muito elevado e 61 em risco elevado. O nível de risco muito elevado aplica-se aos territórios que contabilizem, pela segunda vez, mais de 240 casos por 100.000 habitantes (ou superior a 480 se forem de baixa densidade populacional).

O concelho de Azambuja, tem, à data de hoje, 64 casos ativos de Covid-19, sendo a sua maior incidência na freguesia de Azambuja, onde há 38 casos ativos do vírus.