Está a decorrer, na zona ribeirinha de Azambuja, uma intervenção de valorização da Vala Real, junto ao Palácio. Estas obras surgem na sequência de um protocolo de colaboração, estabelecido entre o Município de Azambuja e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), sendo que esta última financiou a totalidade do valor da obra, em cerca de 210 mil euros.
A obra consiste na reabilitação e valorização ecológica do troço que acompanha a Vala Real, desde a ponte junto à foz da Vala do Esteiro até à zona envolvente ao Palácio das Obras Novas. Para já, está a ser feito o corte seletivo e a poda de formação em árvores e arbustos, o controlo de espécies invasoras como as canas e, também, a contenção de silvados, quando necessário.
A empreitada prevê ainda, que todo o troço reabilitado de margem da Vala Real, desde a ponte rodoviária até ao palácio, constitua um trilho para a realização de caminhadas. Na área mais próxima ao Palácio das Obras Novas, está contemplada a instalação de vários pesqueiros e uma zona de estadia com mesas e bancos, churrasqueira, papeleiras e painéis informativos, para que a população possa usufruir deste belo espaço natural.
A obra está a cargo de duas empresas especializadas nestas intervenções, e que foram responsáveis pela recente reabilitação e valorização do Ribeiro de Aveiras, a empresa E.Rios, que desenvolveu o projecto, e a Floponor, que está a realizar os trabalhos.
De acordo com o planeamento, a empreitada ficará concluída no próximo mês de outubro. O Município de Azambuja assumirá a manutenção do percurso e dos equipamentos.