No âmbito do programa cultural “Artéria – Artes ao Vivo”, o Município de Azambuja vai acolher 4 Residências Artísticas nas áreas de arte urbana, dança, estátuas humanas e cinema documental, cujas inscrições estão abertas. Este projeto está também integrado na “Programação em Rede”, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), que conta com o apoio da União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), através do Portugal 2020 e Alentejo 2020.

A participação nas residências artísticas tem como requisito a idade mínima de 15 anos, e cada residência terá um limite de 10 elementos. A seleção dos participantes será feita por ordem da data de inscrição. As inscrições devem ser realizadas através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da Câmara Municipal de Azambuja e que deve ser enviado para o email turismo@cm-azambuja.pt.

A primeira residência artística será o Atelier “Dançar com… as vindimas”, que decorre de 17 a 21 de agosto, na Casa do Povo de Aveiras de Cima, e vai ser dinamizado pela Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano e tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais, promover a inovação e a experimentação artística, melhorar a coordenação motora, aumentar a concentração, flexibilidade e resistência corporal e desenvolver a sensibilidade musical.

Estas capacidades vão ser desenvolvidas e trabalhadas para que, durante cinco dias, seja preparada a montagem de um espetáculo sobre o tema “as vindimas”, que depois vai ser apresentado ao público, no dia 21 de agosto, em Aveiras de Cima. A participação neste atelier requer a inscrição até ao dia 6 de agosto.

O Workshop de Arte Urbana decorre de 7 a 11 de setembro, também na Casa do Povo de Aveiras de Cima e será dinamizado pelo artista de artes plásticas e multimédia BIGOD (João Domingos), e que tem como objectivo introduzir à técnica de stencil (como nasceu, a sua evolução,…), uma experimentação de corte de stencil, pintural em stencil e por fim, a escola de uma imagem para pintura em mural.

Esta técnica será aprofundada e desenvolvida com os residentes, com o objetivo de retratar a “Praça da Jorna”, utilizando a técnica de stencil para pintura de um mural, que será apresentado ao público, no dia 11 de setembro, em Aveiras de Cima.

De 27 a 11 de setembro, terá lugar a residência artística de Estátuas Humanas “Valoriz’Arte”, que decorrerá na Casa da Juventude, em Azambuja, e é dinamizada pelo grupo de animação Quideia. Esta residência tem como objetivo preparar e elaborar fatos, maquilhagem, performance, construção de personagens, ética e postura de trabalho, ferramentas que ajudarão os residentes na construção de arte performativa de estátuas vivas, cujo tema será “personagens históricas do Concelho de Azambuja”. À semelhança das anteriores, contará com uma apresentação em público, no dia 1 de outubro, em Azambuja. Para participar terá de realizar a sua inscrição até ao dia 17 de setembro.

Cinema Documental, é a última residência deste programa, que terá lugar de 4 a 8 de outubro, na Casa da Juventude de Azambuja e dinamizada pela associação Waves of Youth – Miguel Canaverde e Pedro Mourinha.

Esta residência terá como objetivos criar métodos de trabalho em equipa, aquisição e desenvolvimento de competências básicas, profissionais e sociais, que serão trabalhadas e desenvolvidas para a criação de um filme, ligado ao tema do património do concelho, que será apresentado ao público no dia 16 de outubro, em Azambuja. Para participar terá de submeter a sua inscrição até ao dia 24 de setembro