No âmbito do projecto “Ler Por Prazer” levado a cabo pela Rede de Bibliotecas Municipais de Azambuja, em parceria com os docentes dos agrupamentos de escolas e as professoras bibliotecárias, o Município voltou a oferecer livros a mais de 1500 crianças que integram as turmas do 1º ao 7º ano dos 3 agrupamentos de escolas do concelho, num total de 77 livros.

De referir que estes livros são oferecidos a cada turma e devido à pandemia, este ano foram entregues nas respectivas portarias das escolas, através da BICA -Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja.

A iniciativa “Ler Por Prazer” tem como principal objetivo criar o gosto pelo livro nas crianças e jovens relançando o desafio da leitura em voz alta, bem como, ajudá-los a criar hábitos de leitura autónoma. De referir que esta iniciativa contemplava os alunos do 1º e 2º ciclo e, este ano, foi expandido aos alunos do 7º ano.

A proposta da RBMA pretende contrariar um crescente desinteresse pela leitura autónoma e lúdica verificado nas crianças a partir dos 10 anos. Nas salas de aula, as leituras habituais implicam um trabalho associado, seja interpretação de texto, seja perguntas gramaticais ou até somente desenho, o que pode desmotivar e conduzir à perda de interesse da leitura, que é desenvolvido e estimulado quando são mais pequenos.

Refira-se que os livros escolhidos não pertencem ao currículo escolar nem ao Plano Nacional de Leitura, e no final do ano letivo, manter-se-ão nas escolas a enriquecer as respetivas bibliotecas.

Fonte: CMA