FOTO: Miguel Melo

Paulo Santos, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), indicou que as ocorrências deste domingo, que mobilizaram 184 meios das corporações de bombeiros, foram principalmente relacionadas com pequenas inundações, quedas de árvores e danos em infraestruturas.

Até as 16h deste domingo, Proteção Civil registou 133 ocorrências a, sendo a maioria destas no Minho e Área Metropolitana do Porto, onde está em vigor um alerta vermelho por agitação marítima até segunda-feira.

FOTO: Miguel Melo
FOTO: Miguel Melo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) elevou o nível de alerta devido ao mau tempo nas regiões Centro e Norte do país, que enfrentam previsões de chuva persistente, rajadas de vento de até 110 km/h, agitação marítima e queda de neve.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou em aviso vermelho os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo, a partir das 12h de segunda-feira, devido à forte agitação marítima. A chuva e ventos fortes poderão intensificar-se durante a noite e madrugada.

Este alerta vermelho permanecerá em vigor até às 9h de terça-feira, com a chegada da depressão Hermínia, que trará aumento da precipitação, ventos fortes e agitação marítima a partir de hoje.